Páginas

AdSense

Cultivo del Wasabi

wasabi japonicaAunque no encuentro datos suficientes, deseo experimentar el cultivo del Wasabi, basandome en la similar latitud de Galcia y Japón, así como contemplando su similaridad climática.
No sin esfuerzo he conseguido mi primera planta de Wasabi, que ubicaré en terreno rural húmedo.

wasabi japonica

Acerca del Wasabi:

Não temos muitas informações a passar sobre o wasabi, mas fiz questão de estar escrevendo o pouco que sei sobre este condimento só para desfazer uma grande confusão. Fala-se e escreve-se muito que o wasabi e a raiz-forte são o mesmo condimento. Grande erro. O wasabi já era consumido no Japão no século VIII da nossa era, e é nativo do arquipélago japonês. O significado do termo wasabi é “rosa das montanhas”, isto devido à delicada flor branca que esta planta produz. Ainda hoje é encontrada vegetando nos córregos de água límpida e gelada de algumas regiões do Japão. Alias o que impressiona naquele país é justamente a limpidez de seus rios. Sendo assim, a província de Shizuoca é a que produz o melhor wasabi nativo, principalmente o que é colhido aos pés do Monte Fuji. Pode chegar a custar US$ 50,00 a unidade, ou seja, uma raiz de cerca de 40 gramas. Até há poucas décadas, não existia o cultivo de wasabi, sendo que somente os grandes sushiyas (casas especializadas em sushi) o possuíam. Era mais ou menos como o caso das famosas trufas italianas que não são cultivadas e são vendidas ainda hoje a quase US$2.000,00 o quilo. Com o caso do wasabi, foi diferente, pois se iniciou o seu cultivo e aumentou-se a produção, podendo chegar até  nós, pobres mortais, para nosso deleite.
wasabi japonica
Fonte da Foto
O wasabi é cultivado em pequenos riachos de água muito gelada e muito oxigenada. Os agricultores japoneses costumam escolher riachos que descem das montanhas para estabelecer o seu cultivo. Para o uso mais comum, ou seja, para consumo acompanhado do sushi e sashimi, utilizam-se as raízes. Já as folhas e o caule são transformadas em conservas e consumidas pela população. No Japão existe uma orientação dos médicos para que o consumo de peixe cru seja acompanhado de condimentos fortes, como o wasabi, gengibre ou mostarda. Isto se justifica, pois estas plantas possuem a capacidade de combater as larvas de determinados vermes às vezes presentes na carne do peixe. Além disso, foi descoberto recentemente que algumas enzimas presente no wasabi auxiliam no combate às cáries.
Existe no mercado o pó de wasabi. Para prepará-lo separe um pouco do pó em uma vasilha pequena, e vá adicionando um pouco de água morna. Vá adicionando bem devagar, e vá mexendo bem, até formar uma pasta de constituição cremosa. Quanto ao sabor do wasabi, é muito difícil de colocar em palavras. Inicialmente possui um forte sabor picante, mas que vai subindo pelas vias aéreas superiores de uma forma rápida e até mesmo sufocante. Mas esta sensação é de curto período, apenas alguns segundos. Para preparar um delicioso sashimi de salmão, compre um filé de salmão fresco ou compre um peixe inteiro e retire os filés. Como. Com uma pinça retire todos os espinhos. Pegue um repolho e corte fatias bem finas, e forre um prato ou algo parecido. Pegue os filés da geladeira e com uma faca bem afiada corte os pedaços de peixe, de aproximadamente 0,5 cm de espessura. Pode-se cortar em fatias bem finas o pepino japonês e colocá-los de tal forma que sirva para apoiar as fatias de peixe. Na hora de servir, pegue alguns pratinhos apropriados, ou então alguns pires e coloque um pouco de shoyu e aji-no-moto. Coloque na beirada do pratinho uma boa porção de wasabi. Com os palitinhos japoneses (ohashi) pegue uma fatia de salmão, coloque no seu pratinho com shoyu, coloque só um pouquinho de wasabi e coma. Você pode preparar o sashimi com atum, pargo camarão, lula, polvo além do salmão. E bom proveito.
Eng. Agrônomo – Especializado em Plantas Medicinais
Fonte: http://www.alumiar.com/saude/50-naturopatia/603-wasabi.html

Otros documentos:

Wasabi en la Wikipedia en Español
Wasabi en la Wikipedia en Inglés

No hay comentarios:

Publicar un comentario

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...